PROJETO REECO
Quem somos
O projeto Reeco foi desenvolvido por uma equipe diversificada de profissionais experientes, composta por doutores e especialistas de diversas disciplinas, como silvicultura, logística, ciência do solo, agrofloresta e economia.
Este time se estende pelo Brasil, Suíça e Portugal, colaborando de forma conjunta na elaboração de uma solução abrangente especificamente criada para enfrentar os desafios desta região.
Componente de matéria orgânica do solo.
Precipitação histórica, níveis de água.
Altitude e espécies.
Estudar variação de temperatura e microclima na região.
.Testes de laboratório de suprimento de terra e água.
Nossas intenções
O projeto tem como foco o Reflorestamento e a Revegetação (ARR), bem como a Agrofloresta Inteligente (SAF).
400.000 toneladas de carbono sequestradas por módulo (2.000 hectares). Até 800 hectares de floresta tropical restaurada e 1.200 hectares de terras recuperadas.
ARR concentra-se na plantação de novas árvores e na reabilitação de terras degradadas, tornando-se altamente eficaz na remoção de CO2 da atmosfera. Isso ocorre porque as árvores jovens absorvem mais carbono do que as maduras.
Entregas
Fornecer suprimentos de alimentos locais e integração social.
Recuperar florestas nativas.
Aproximar o fornecimento de madeira das principais cidades brasileiras (para habitação e mobiliário) a uma distância de 50 a 150 km.
Promover o ressurgimento de nascentes de água e bacias hidrográficas, recompondo cursos d'água.
Aumentar a biodiversidade local e corredores ecológicos.
Parceria com o estado do Rio de Janeiro em relação a treinamento, cooperação técnica e apoio local.
Recompor os ecossistemas locais com o uso da terra. .
.Promover a participação de mulheres em viveiros de árvores.
ESTRUTURA MRV (MEDIÇÃO, RELATÓRIOS E VERIFICAÇÃO)
Visibilidade e Governança
A equipe de Ciência da Restauração do Crowther Lab na ETH Zürich e a Rede Global de Experimentos (Liderada pelo Dr. Leland Werden) com décadas de experiência em ciência da restauração e conservação.
Criarão e auxiliarão na implementação de uma estrutura MRV robusta (Medição, Relatórios e Verificação) para abastecimento de água, sequestro de carbono, biodiversidade, melhoria do solo, restauração de terras, expansão de florestas tropicais e impactos sociais.
- Realizar uma avaliação ecológica abrangente dos módulos de prática propostos pela REECO;
- Desenvolver um quadro de avaliação de recuperação para avaliar abrangente a regeneração das funções do ecossistema em todos os locais da REECO;
- Gerar análises e relatórios regulares a nível de local que apresentem os impactos do projeto às partes interessadas públicas. O objetivo final será identificar as abordagens de restauração mais socialmente e ecologicamente impactantes que sejam economicamente viáveis para a região.